Cuidados com sua porta montada.

Se pararmos para analisar, as portas são facilmente "esquecidas" por nós depois que a instalamos em casa. Embora não pareça, elas também precisam de certos cuidados que vão desde a sua instalação à manutenções diárias, como limpeza de poeira para ficarem sempre muito bem preservadas.

Mas vocês já pararam pra pensar, que cuidados são esses? Pois bem, uma das facilidades que oferecemos aos nossos clientes é a porta de sua escolha já totalmente montada, com as dobradiças, fechaduras, batentes, tudo feito personalizado de acordo com sua escolha. Já vai prontinha para a instalação e é nesse ponto que muitos fazem de maneira incorreta.

Como o próprio nome do produto já diz, é uma porta montada, que não deve, em hipótese nenhuma ser desmontada para a sua instalação. Recomenda-se que para chumbar utilize espuma expansiva, pelo tempo de secagem ser mais rápido do que o cimento e consequentemente evitando problemas com a movimentação da madeira.

Pensando na facilidade para o cliente, organizamos resumidamente um passo a passo do processo de instalação desde sua chegada na residência até a finalização.

1- Verifique se a porta está no esquadro. Elas saem da loja com as travas e trancadas, mas com o transporte pode ser que movimente um pouco.

2 - Encaixe a porta montada no vão da parede. Certifique-se que esteja reta.

3 - Utilize a espuma expansiva e só retire as travas quando ela estiver COMPLETAMENTE seca. Caso faça a instalação com o cimento, aguarde no mínimo 3 dias para retirar as travas e não ter o risco do cimento comprimir o batente.

4 - NUNCA deixe sua porta exposta DIRETAMENTE no sol ou chuva. A madeira movimenta durante toda sua vida, mesmo depois de ser transformada em produto acabado.

5 - Com a instalação feita e a porta limpa e lixada, recomenda-se fazer a aplicação de seladora para fechar os poros. Em seguida aplicar de 3 a 5 demãos de impermeabilizante (verniz ou tinta). A manutenção da pintura deve ser feita a cada 2 anos para portas internas e a cada 6 meses para portas externas. 

Com a porta já devidamente instalada, ainda é necessário alguns cuidados para que a mesma sempre fique bem preservada e limpa. Para aumentar a durabilidade do produto, evite batidas, raspões na porta, para evitar afundamentos, e marcas na madeira! A limpeza deve ser feita sempre com o auxílio da flanela e produtos próprios para madeira.

Para manter sua porta sempre com aspecto de nova, deve-se limpar a poeira com espanador ou um pano suave, passando pela porta inteira e atentando-se sempre aos acabamentos. Deve-se limpar também as partes superiores e laterais do marco da porta.

Para portas envernizadas pode utilizar um pano umedecido com sabão a base de óleo procurando sempre limpar no sentido do veio da madeira. Em seguida, com um pano seco retirar o excesso que ficou do produto.

Para as portas pintadas, brancas, principalmente a melhor opção é um produto de limpeza doméstico diluído em água, que deve ser passado na superfície da porta com uma esponja. Sabão de coco diluído em água é uma excelente dica. 
As maçanetas da porta devem ser limpas com produto multiuso e um pano. Por estar sempre em contato com as mãos, as maçanetas são um dos elementos que mais sujam. É bom aproveitar e passar um produto antibacteriano para desinfetá-las. 

Portas internas JAMAIS devem ser molhadas, na hora de limpar o chão próximo à porta utilize apenas o pano umedecido. Se acontecer de jogar água na porta, pode ocorrer aceleração de desgaste e consequentemente gerar grandes estragos aos itens. Como estufamentos e descamações. Mantenha sempre limpo os trilhos, rebaixos e canaletas. Nunca deixe acumular sujeira nestes lugares.